Direção Fotográfica: a chave para um bom ensaio.

Eu como um cara que começa agora a entrar no universo da fotografia, já começo a me preocupar quando o assunto é direção fotográfica. O que é uma direção fotográfica? Como agir no momento do ensaio?

Eu sinceramente, sempre gostei de tudo que é espontâneo: as fotos que eu mais gosto são aquelas que ninguém espera e do nada, sai algo incrível. Me recordo até hoje, que uma das fotos que eu usava para meus perfis sociais, era uma foto que foi clicada em um momento em que estava sentando na grama de um parque olhando para o nada, e uma amiga clicou e depois me enviou. Uauu! que foto linda aquela.

Mas e agora? Muitas pessoas na frente de uma câmera, acaba se sentindo envergonhado, tímido e isso pode prejudicar demais o ensaio, ou pior, seu trabalho pode acabar indo por água abaixo. Então é hora de agir!

Imagem retirada do Google.
Imagem retirada do Google.

A direção de um ensaio, vai além do ‘dar ordens’, do tipo “sentem-se nesse banquinho”; “peguem na mão”; “olhe um para o outro”, mas sim criar um ambiente onde o casal se sinta seguro e confortável para agir naturalmente, como se estivessem em um passeio de rotina. Como eu disse, o que é natural, acaba ficando lindo.

Imagem retirada do Google.
Crédito: Inova Photo e Vídeo

É ficar ao lado do casal, e passar a confiança de que ali está alguém mais como um amigo do que um profissional. Abusar das fotos tiradas a distancia, porque assim você abre a possibilidade de que o casal se entregue melhor ao momento, enquanto você está longe, o casal pode se sentir mais a vontade, e nesta hora, você conseguirá clicar momentos super espontâneos e felizes.

Acredito que aos poucos vamos aprendendo, e tudo que vou aprendendo eu escrevo. Escrevo para que vocês leiam juntos comigo e entendam um pouco desse universo tão apaixonante que é o da fotografia.

Autor: Ricardo - Clicks Online

Ricardo Alves, Goiano, 25 anos. Fotografo amador, blogueiro amador, mas, sonhador autentico! Unindo a paixão pela fotografia com o sonho de um dia ser jornalista. Caminhando, mesmo que ninguém acredite, para alcançar o sonho de poder ser o que deseja

3 comentários em “Direção Fotográfica: a chave para um bom ensaio.”

  1. OI,Ricardo !!!

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos! Eu e meu namorado também adoramos fotografia e é semprebom aprender 🙂
    Concordo com você, passar segurança e demonstrar ser mais amigo do que meramente um profissional ajuda bastante! Eu mesma tenho um pouco de receio de ser fotografada, mesmo estando acostumada HAHA !

    Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

