Abrir meu negócio: esse é o momento certo?

Hoje eu quero dedicar um tempo para abrir os olhos de quem sonha em ter seu próprio negócio. É um alerta, que claro, acaba mais como um artigo de opinião, visto que não sou formado na área de economia (a pesar de ter cursado 6 períodos de Contabilidade), mas um apaixonado por jornalismo, que procuro sempre ler sobre o assunto e as tendências do mercado.

Algumas dicas básicas para quem quer abrir uma empresa, a primeiro momento, é observar as tendências do mercado.

  • Como está as portas para a sua área de negócio no momento? Não adianta querer abrir um negócio e investir nisso, sem saber se o retorno vai voltar da forma que espera. Lógico, que uma empresa para dar certo, ainda mais no começo, precisa muito da ajuda de parcerias. Mas abra o olho, existem muitas pessoas de má fé no mercado, não se iluda.
  • Você tem se especializado na sua profissão? Imagine comigo, comecei a me aventurar de verdade na área que gosto no segundo semestre deste ano. Como eu poderia neste momento pensar em largar tudo para viver tal profissão? Antes de mais nada, você precisa estar apto e seguro no que faz, para depois pensar em algo desta grandeza. Estude, leia, participe de workshop’s, converse com pessoas que já estão na área que deseja atuar, leia opiniões de profissionais que deram certo. Conhecimento é a base de qualquer área.
  • Você realmente gosta do que faz? Observe isso seja em qualquer área que deseja ir. Se você faz o que gosta, com certeza vai fazer o seu melhor. Imagine se você trabalha na área que não gosta e resolve fazer um investimento nisso. Tenha certeza, você vai fracassar.
  • Como está o mercado no momento? Infelizmente, vivemos momentos instáveis na nossa economia. Nosso pais regrediu anos no que conseguimos conquistar, hoje, realmente antes de dar qualquer passo, você precisa saber se o mercado está favorável.
  • Tenha um diferencial. Se você realmente entendeu que esse é o momento, é hora de procurar o seu diferencial. Com certeza, na sua cidade vão ter vários outros profissionais que atuam na sua área. O diferencial que fosse oferece, talvez vai ser o que vai fazer com o cliente deixe de procurar A ou B para fechar negócio com você. Entende que diferencial não é ser desleal.
  • Procure um profissional para te orientar. Você precisa de ajuda, mesmo que entenda um pouco de determinada área, é hora de ir atrás de ajuda. Procure um contador de sua confiança ou por indicação de alguém que já trabalha com negócio e tem o profissional com ele, sente e procure entender tudo que precisa para poder iniciar de forma legal seu negocio. Procure um profissional para cria suas artes de divulgação. Sim, até agora você mesmo criou tudo que tem, mas quando falamos em empresa, não podemos mais nos contentar com o básico, precisamos investir em marketing.

São algumas dicas que procuro passar para vocês meu leitores, afim de ajudar e ser ajuda. Tudo é possível, o espírito empreendedor vive dentro de quase todas as pessoas, mas precisamos antes de dar um passo, avaliar todos os pós e os contras de nossa atitude.

Caso queira compartilhar algo, use os comentários, estarei pronto a responder e juntos vamos compartilhar conhecimento.

 

Anúncios

Autor: Ricardo - Clicks Online

Ricardo Alves, Goiano, 25 anos. Fotografo amador, blogueiro amador, mas, sonhador autentico! Unindo a paixão pela fotografia com o sonho de um dia ser jornalista. Caminhando, mesmo que ninguém acredite, para alcançar o sonho de poder ser o que deseja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s