RAW vs JPEG: Definições e Diferenças.

Confesso que em até pouco tempo, a palavra RAW para mim nada mais era, que aquelas coisinhas de adolescente, onde quando acha algo fofo diz: RAAAW!

Mas isso vai além. Desde que decide me entregar totalmente ao nível de estudo para fotografia, entendi várias coisas que jamais imaginaria, ao ver um profissional fotografando seja onde for.

Primeiro, vamos definir que RAW e JPEG são formatos de imagens, onde fica definido como a câmera vai trabalhar. Exemplificando, os formatos de câmeras profissionais, trazem essa opção, onde você pode simplesmente clicar e jogar tudo direto no computador, ou clicar e depois ter o gosto de tratar imagem por imagem, até chegar ao resultado final.

A principal diferença, é que no formato RAW, você tem uma imagem crua. Como assim crua? Ela é uma imagem sem a compressão, sem o tratamento grosseiro (perdoe a expressão), que já vem pre definido na câmera. Ou seja, ela te da a captura exatamente do que você clicou ali no momento.

254_RAW_01
Créditos da imagem: Photopro.

Já no formato JPEG, a imagem ela sai do sensor e chegar ao cartão de memória já pré pronta. Você pode tirar o cartão de memória da câmera, plugar em um computar e pronto. Fim.

RAW-vs-JPEG1-619x309-613x306

Por ser um arquivo sem compressão, o formato RAW, acaba sendo maior que um arquivo convencional, você precisa de um leitor de imagem que consiga te mostrar a imagem no computador neste formato. Mas em compensação, ganhar muito em qualidade, visto que a foto  não teve uma pre produção definida pela sua câmera, o que vai te dar liberdade de colocar a imagem da forma que interpretar melhor.

Ou seja, usar o formato RAW, serve para quem quer sair do pre definido e quer ir além, podendo dar sua identidade para o trabalho. Sair do comodismo e ter a opção de conseguir trabalhar no que gosta.

Anúncios

Autor: Ricardo - Clicks Online

Ricardo Alves, Goiano, 25 anos. Fotografo amador, blogueiro amador, mas, sonhador autentico! Unindo a paixão pela fotografia com o sonho de um dia ser jornalista. Caminhando, mesmo que ninguém acredite, para alcançar o sonho de poder ser o que deseja

4 comentários em “RAW vs JPEG: Definições e Diferenças.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s